A pintura eletrostática a pó 100% poliéster utiliza resina e pigmentos, com excelente resistência aos raios solares. O processo é o mais conhecido e largamente utilizado na decoração e proteção do alumínio.
A aplicação de tinta eletrostática em pó é feita automaticamente, através de pistolas, em cabines especialmente projetadas para esse fim. A pintura a pó requer tipo de tinta com características específicas para cada finalidade de utilização, com uma gama variada de cores.
A espessura da camada de tinta pode variar de 40 a 120 micra. Nos caixilhos, a pintura tem, em média, 60 micra de espessura, criando excelente resistência à corrosão atmosférica.
É importante observar que em zonas mistas ou marítimas, com umidade relativa acima de 95%, pode ocorrer a chamada 'corrosão filiforme'. Esta normalmente se inicia em locais desprotegidos da esquadria, principalmente em pontos de cortes ou usinagens. Para evitar o problema, se recomenda usar silicone neutro para proteção nos fechamentos das esquadrias - ângulos 90°e 45°.
Nas indústrias especializadas em pintura eletrostática a pó, o alumínio é preparado convenientemente para agregar as propriedades físico-químicas fundamentais de resistência à corrosão e resistência ao intemperismo.
A superfície do alumínio é convertida em uma aderente e amorfa camada de misturas de óxidos metálicos proporcionando resistência à corrosão, aderência e ancoragem da tinta e durabilidade da superfície do alumínio, antes de serem pintadas.
A cura ou secagem (polimerização) das tintas utilizadas na pintura eletrostática é obtida pelo efeito do calor em estufas ou fornos construídos especialmente para essa finalidade. Esse método de polimerização é utilizado tanto para as tintas líquidas, como para as tintas a pó, e requer uma temperatura efetiva da superfície metálica entre 120° e 200°C, durante um ciclo aproximado de 20 minutos.
QUALICOR © 2012 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS •
Rua Bom Jesus do Iguape, 6190 - Boqueirão, Curitiba-PR
Cep: 81-730-020 - Tel.:(41)3039-5095