Cuidados que deverão ter com as instalações de esquadrias de alumínio pintadas ou anodizadas em término de obras, assim como recomendações que devem ser feitas ao consumidor final após sua entrega.
ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PINTADAS
A Norma ABNT NBR 14125 (Pintura para fins Arquitetônicos) destinada à fabricação de esquadrias de alumínio pintadas, menciona o seguinte:
No item 4.03 - Espessura média de tinta aplicada 60 micrometros, podendo ser usada em qualquer zona: Rural, marítima e Industrial.
No item 4.15 - avaliação do acabamento do alumínio pintado Menciona que o lado aparente da esquadria de alumínio pintado deve ser avaliado a 3 metros de distância quanto à rugosidade, riscos, manchas, atritos e arranhões, assim como, fazem recomendações de limpeza e cuidados conforme as 03 notas abaixo:
1) Para limpeza das esquadrias de alumínio pintado, recomenda-se a utilização de detergente neutro a 5% solúvel em água auxiliado com esponja macia, desaconselhando-se a utilização de ferramentas e materiais abrasivos, bem como o uso de solventes (thinner ou acetona) que possam vir a enfraquecer a pintura.
2) Periodicidade de limpeza da esquadria de alumínio pintada deve ser feita a cada 12 meses quando utilizada em ambiente urbano ou rural (baixa/média agressividade) e a cada 03 meses quando utilizado em ambiente industrial e marítimo (alta /excessiva agressividade).
3) Recomenda-se que durante a fabricação da esquadria, em regiões onde o alumínio pintado sofreu cortes e usinagem e ficou desprotegido, que seja aplicado selante de silicone neutro, com a finalidade de proteger a face exposta á corrosão filiforme.
Após a instalação das esquadrias de alumínio na obra, as mesmas correm o risco de serem atingidas por respingos de argamassa, tinta látex ou ácido proveniente de lavagem de piso, ou fachadas.
Por melhor que seja o processo de pintura aplicado, é muito importante alguns cuidados a serem observados, quanto aos produtos utilizados para limpeza final de uma obra:
1. Esquadrias de alumínio pintadas em que caiu argamassa
Deve-se tomar muito cuidado para retirar a argamassa, não esfregando o lugar afetado,pois a areia irá atritar o alumínio pintado. Para limpeza, deve-se amolecer o cimento com ácido orgânico a 30% dissolvido em água, tais como ácido acético, e ir posteriormente esfarelando o resíduo da argamassa com o dedo somente no lugar afetado.
2. Respingo de tinta látex nas esquadrias de alumínio pintadas
A tinta látex por ser solúvel em água poderá ser removida facilmente com auxílio de um tecido (flanela) umedecido em álcool a 98º, pois o álcool remove a tinta látex e não agride a tinta poliéster, utilizada para fabricação da Esquadria.